Trabalho de Conclusão de Curso para Bacharelado em Sistemas de Informação

Sugestões e orientações para a realização de estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC), para alunos de Sistemas de Informação.
Fique a vontade para dar feedback e contribuir para a comunidade.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Café com SOA

Tem muita gente (poderosa) acreditando que arquitetura orientada a serviços (SOA) é o futuro do desenvolvimento de aplicações (eu concordo, mas não sou tão crente assim).

Google, Amazon, Microsoft, etc. estão oferecendo ferramentas e tecnologias para desenvolvedores criarem webservices e hospedarem em seus servidores para que as pessoas os utilizem.

De qualquer forma, webservices têm muitas utilidades e são relativamente simples de serem construídos.

Leia um artigo do site Linha de Código, que ensina a criar um webservice.

Que tal desenvolver um webservice que capture as cotações do café na Cocatrel, Cooxupé, etc. e depois ofereça aos traders e às empresas de comunicação, um software que integra estas cotações aos seus sistemas internos? Eliminaria a necessidade de consulta e digitação diária desses dados.

Três Pontas, a Capital Mundial do Café, nunca mais será a mesma. Será a Cidade do Webservice. ;-)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Você sabe criar widgETs ?

O Google (sempre ele) lançou uma plataforma de desenvolvimento onde você pode criar widgets que são embutidos em serviços de redes sociais como o Orkut, Youtube, Twiter, Facebook, etc.

No site do Google você encontra todas as ferramentas e tutoriais para começar o trabalho.

Uma característica comum aos widgets é serem sempre muito simplesinhos e muitas vezes inúteis, mas isso não quer dizer que não se possa criar coisas realmente úteis. Basta ter boas idéias.

Eu, por exemplo, criaria algum widget sobre Ufologia, associado à imagem do mais ilustre visitante de Varginha para que todos os Varginhenses incluissem em seus perfis no Orkut (viram quanta utilidade?).

O Widgebox tem milhares de widgets para vocês verem como funciona e se inspirarem para criar seu próprio widget.

Este é um tema atual, que exige baixo conhecimento de programação e alto potencial de diversão; além de uma oportunidade de ganhar dinheiro.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

The book is on the table!


Há alguns dias publiquei um post aqui falando sobre os processos seletivos para programas de trainee em grandes empresas, brasileiras e multinacionais. Na ocasião também alertei para a obrigatoriedade de conhecimento da língua inglesa para poder ser bem sucedido nestas seleções.
Pois vi esta semana um artigo na Info Exame falando sobre alguns recursos gratuitos para se aprender ou aprimorar o inglês em fontes como a BBC, o Youtube, dentre outros. Leia o artigo da Info e explore as sugestões.
Muitos alunos alegam que não podem arcar com o custo de um curso de inglês enquanto estão pagando as mensalidades da facul. Com essas sugestões, é possível aprender inglês 0800.
O que você faz no seu tempo livre?
Outras opções pagas, mas muito interessantes são o Parlo e o Englishtown.
PS: recentemente o Jornal Hoje apresentou uma matéria muito interessante sobre a influência da língua estrangeira na profissão.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Raid: Terrível contra os insetos?

Redundant Array of Inexpensive Disks

RAID, além de um inseticida infernal contra as baratas, também é uma tecnologia para gerenciamento de discos que pode trabalhar em divisão de dados para aumentar a performance, ou em replicação (espelhamento) de dados para garantir a continuidade dos sistemas.

Pode custar muito caro comprar um sistema de storage pronto, como os da EMC, mas pode ser extremamente barato montar e configurar seu próprio RAID. Veja este tutorial do Clube do Hardware, que trata da configuração de uma combinação de HDs, disponíveis no mercado, para a construção de um RAID.

Isso dá um bom tema para o trabalho de linha de formação (e não precisa nem programar).